Saúde

Conheça as principais causas e os melhores tratamentos para dentes amarelados

Ter dentes amarelados é sinônimo de falta de higiene para muitas pessoas e até mesmo um verdadeiro pesadelo para algumas outras. 

Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que essa condição pode se dar de forma natural uma vez que os dentes amarelam com o tempo de forma inevitável. 

Sendo assim, é possível, apesar de acelerar esse processo, fazer com que ele demore mais tempo para chegar ou buscando por tratamentos odontológicos. 

Um exemplo é o clareamento dental, para clarear os dentes sempre que eles se mostrarem mais amarelinhos. 

Vale ressaltar que algumas ações podem acelerar ou intensificar o processo de escurecimento da arcada dentária, como por exemplo a ingestão de alimentos bem pigmentados, como vinho e café, ou a falta de higiene bucal. 

Uma vez que você já possui essas informações como pano de fundo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o processo de amarelamento dos dentes. 

Assim como entenda um pouco mais sobre as principais causas dessa condição e veja quais os tratamentos para melhorar a estética do sorriso, como a lente de dente.

Quem são os principais vilões quando se trata de amarelamento dos dentes?

Assim como já mencionado anteriormente, o amarelamento dos dentes acontece de forma natural, mas há fatores que aumentam esse processo e potencializa ele, fazendo com que esse escurecimento apareça mais rápido. 

Um dos vilões dos dentes mais brancos é justamente os alimentos com fortes pigmentos que ao entrar em contato com eles pode manchá-los, principalmente se você sempre consome essas comidas ou até mesmo bebidas, como café e vinho. 

Além disso, uma outra coisa que pode manchar os dentes é o hábito de fumar. 

Vale ressaltar também que a falta de higiene bucal também pode amarelar os dentes devido a ação das placas bacterianas, podendo fazer inclusive com que o elemento dentário acabe em doenças com problemas, como a cárie. 

Essas doenças podem ainda ter desfechos mais dramáticos como a queda ou extração dos elementos dentários, fazendo com que seja necessário que o paciente realize um implante de dente.

Quais são os tratamentos mais indicados para dentes amarelados?

O primeiro passo para tratar e melhorar dentes amarelos é justamente buscar por um profissional. Somente um dentista poderá avaliar cada caso, levando em consideração as diversas peculiaridades, e assim indicar o tratamento mais adequado para cada caso. 

No entanto, mesmo assim, é possível indicar alguns dos procedimentos mais comuns que são indicados por dentistas para resolver o problema do escurecimento dos dentes e tornar o sorriso mais estético, como acontece com pacientes que colocam faceta em resina.

  • Aplicação de profilaxia + polimento dental;
  • Abrasão superficial;
  • Clareamento dental caseiro;
  • Clareamento dental ambulatorial convencional;
  • Clareamento dental ambulatorial otimizado por luz (laser ou led);
  • Laminados cerâmicos.

Desse modo, entenda mais sobre as melhores maneiras de prevenir esse amarelamento e manter os seus dentes sempre saudáveis e bonitos. 

Quais as melhores formas de prevenir o amarelamento dos dentes?

Antes mesmo de acabar sendo necessário pesquisar por “clareamento dental preço” é possível tomar ações que farão com que o processo de escurecimento dos dentes seja diminuído e retardado para que não precise se preocupar com procedimentos estéticos dentário antes da hora. 

Dessa forma, a primeira questão e a principal, é cuidar da higiene bucal. Além de manter seus dentes branquinhos, a higiene também te ajudará a prevenir diversas doenças bucais para que possa ter dentes saudáveis para toda a vida. 

Vale lembrar que uma boa rotina de escovação pode evitar cerca de 90% de todas as doenças bucais. 

Outra coisa importante que pode ser feita é deixar de consumir alimentos que mancham seus dentes ou pelo menos diminuir o consumo. 

No lugar, você pode investir em uma alimentação mais saudável que te trará vitaminas e nutrientes para preservação e fortalecimento da sua saúde bucal. 

Nesse sentido, vale também ressaltar a importância de buscar a avaliação de um especialista semestralmente, através de consultas com o dentista. 

Dessa forma, ele poderá não só avaliar como realizar interferências de maneira precoce para que sua saúde bucal ou a coloração do seu dente possam ser preservadas. 

Seguindo essas orientações e solicitando ao dentista algumas outras, é possível manter os seus dentes branquinhos por mais tempo sem necessitar recorrer a procedimentos odontológicos estéticos. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + quinze =