Saúde

Dente Inflamado? O que fazer quando ocorrer

Todos que já sentiram ou sofreram com alguma dor ou incômodo no elemento dentário, sabem o que significa. Eles costumam ser sensíveis e alguns problemas nas terminações nervosas, podem deixar o dente inflamado

Quando uma pessoa sofre com dores nos dentes, normalmente pensam em algumas possibilidades, principalmente a cárie. 

Entretanto, diversos problemas podem estar relacionados a esse incômodo e por isso, é importante tentar identificar rapidamente qual é o diagnóstico mais adequado, sendo fundamental procurar por um dentista 24h, por exemplo.

Quando você perceber uma certa inflamação nos dentes, é importante conhecer sobre as causas, sintomas e o que fazer para reverter a situação.

O que é dente inflamado?

Assim como qualquer parte do corpo humano, os dentes estão suscetíveis a inflamações. Diversos motivos podem gerar esse problema, entretanto, na maioria dos casos, ela está ligada à uma má higienização bucal.

A boca é uma região propícia para o acúmulo de bactérias, principalmente pelo consumo excessivo de açúcares e outros alimentos. 

Nesse sentido, é fundamental ter uma boa higienização bucal para diminuir o efeito negativo dos restos de alimentos presos aos dentes, que geram bactérias perigosas.

Essas bactérias, quando ficam muito tempo se alimentando e proliferando dentro da boca, essencialmente nos dentes, podem atingir camadas mais internas da dentição, como a polpa. 

A inflamação do dente ocorre justamente quando as bactérias encontram essa camada.

A polpa do dente é composta por vasos sanguíneos e nervos. Dessa maneira, ao inflamar esses nervos, podem ocorrer dores bastante incômodas, também conhecidas como pulpite.

Quais são os sintomas do dente inflamado?

Na maioria das vezes, as pessoas têm dificuldade em identificar o que está gerando a dor de dente, visto que, são diversos problemas que podem gerar esse mal, como:

  • Cárie;
  • Canal dentário;
  • Quebra de dente;
  • Periodontite;
  • Outros.

Quando a pulpite requer um tratamento de canal, por exemplo, é então uma das situações em que mais acarreta dores extremas na região bucal, especialmente nos dentes. Nesses casos, é necessário procurar por um dentista que faz tratamento de canal.

Entretanto, assim como qualquer outra doença, existem sintomas específicos que acometem o paciente, “ajudando” a identificar mais rapidamente qual é o tipo de problema exato naquele momento. 

Quando uma pessoa está com periodontite, por exemplo, os sintomas são característicos, sendo uma doença que, em sua maioria dos casos, se inicia com uma gengivite, atingindo a gengiva e evolui até atingir o periodonto, tecido que sustenta os dentes na boca. 

Dessa forma, naturalmente, é importante se consultar com um dentista especializado em periodontia, antes que a doença evolua.

Para a inflamação dos dentes, os sintomas também são característicos. Isso permite que você identifique o problema logo em seu início, buscando um atendimento adequado. 

Inchaço na bochecha, dores, sensibilidade e dentes latejando, por exemplo, são sintomas que são bastante comuns para quem está sofrendo com inflamação.

Quais são os tipos de inflamação no dente?

Como vimos, a inflamação no dente é costumeiramente conhecida como pulpite, pois é justamente nessa área que ocorre. 

Entretanto, existem diferentes tipos de pulpites, tais como:

  • Pulpite aguda;
  • Pulpite crônica;
  • Pulpite reversível;
  • Pulpite irreversível.

Nesse sentido, assim que identificar algum dos sintomas da pulpite, é importante procurar um especialista para entender qual é o tipo da doença.

Quais as formas de tratamento para o dente inflamado?

Para identificar o tratamento adequado, é preciso qualificar qual é o tipo e a gravidade da pulpite em cada paciente.

Caso seja uma pulpite reversível, mesmo que seja aguda, o primeiro passo é eliminar a inflamação na polpa do dente. Esse procedimento também é conhecido como tratamento de canal, que pode ser realizado por um dentista especialista em canal sp, por exemplo. 

Esse tratamento consiste na perfuração do dente afetado para atingir a polpa do elemento dentário que está infectado, removendo toda a infecção em sua totalidade. 

Quais são as formas de prevenir dente inflamado?

Assim como a maioria das doenças que afetam a boca, principalmente os dentes, são causadas por uma questão de higiene bucal. Então, o elemento dentário inflamado funciona da mesma maneira.

Portanto, a melhor forma de se prevenir esse tipo de problema é tendo hábitos de higienização bucal diários, além de escovar os dentes ao menos 3 vezes ao dia, utilizando fio dental e evitando alimentos que sejam prejudiciais. 

Por conta disso, se consultar dentistas de forma regular, seja em clínicas, consultórios ou clínica de implante dentário, pode ser uma boa solução para diminuir ainda mais as chances de sofrer com esse problema.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =