Alimentos e Bebidas

Por que as Garrafas de Vinho são de 750ml? Entenda!

Se você gosta de apreciar um bom vinho, certamente já reparou algo bem interessante nas garrafas: basicamente, elas são iguais. É claro que há garrafas de vinhos de tudo quanto é tipo. No entanto, aquelas mais básicas, que você compra no supermercado, geralmente são de 750ml, de cor escura e com rolha.

Mas, por que é assim que funciona? Por que as garrafas de vinho são de 750ml quase sempre? Continue lendo para saber mais sobre isso!

Facilidade de transporte

Um dos motivos mais importantes para entender essa condição das garrafas de vinho serem sempre, ou quase sempre, de 750ml, é justamente por conta do transporte. Afinal, o transporte desse tipo de garrafa de vinho é muito mais fácil, uma vez que elas podem se encaixar de maneira segura na embalagem e assim a logística é mais prática.

Sem perdas no envase dos barris

As perdas no envase podem ser muito comuns se não houver uma organização correta, precisa e adequada para o vinho. Por exemplo, antigamente, os barris de vinho tinham capacidade de 225 litros. Logo, para não perder nenhuma gota de vinho, era preciso criar garrafas com uma medida padrão. Nesse caso, 750ml é a medida perfeita para envasar 300 garrafas de vinho igualmente e assim não perder o produto na hora do envase.

Pode envasar vinho em qualquer garrafa?

Poder, até pode. Mas não deve. Afinal, cada vinho tem um tipo de necessidade específica de envase que deveria ser seguido à risca para garantir qualidade do produto. As garrafas de 750ml escuras oferecem proteção a luz para vinhos que assim precisam. Já as garrafas claras, são para tipos de vinho específicos que podem pegar luz

No entanto, há também os garrafões de vinho e até mesmo as embalagens plásticas. Mas tudo vai depender do tipo de produto e necessidades dele para manutenção do sabor do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 15 =