Seguros

Seguro de Carga: O que é, para que serve, como contratar

Se você tem uma empresa que trabalha com transporte de cargas, chegou a hora de saber o que é um Seguro de Cargas e a importância de proteger sua mercadoria e os bens em transporte. Abaixo lhe apresentamos todas as informações necessárias para se obter um seguro.

O que é um seguro de cargas?

Um seguro de cargas ou seguro de transporte de cargas é a garantia de que os produtos transportados pela sua empresa estão todos protegidos em caso de algum prejuízo que você possa ter. Ele funciona como uma indenização para possíveis prejuízos com o carregamento em viagens terrestres, marítimas, ferroviárias e aéreas. Essa é uma forma de garantir a proteção de sua empresa e assegurar a proteção das mercadorias.

Quais são os benefícios de ter um seguro de transporte cargas?

É de extrema importância a prevenção de problemas e a proteção das cargas e bens transportados por sua empresa. Entre o transporte de mercadorias, pode-se acontecer diversas coisas como: acidentes, 

  • roubos e furtos, 
  • extravios, 
  • avarias, 
  • entre outras situações. 

Ter um seguro de cargas te protege totalmente contra qualquer um desses problemas. Dentre seus maiores benefícios, contratar um seguro de cargas é garantir o pagamento de perdas, eliminando prejuízos em caso de qualquer eventualidade. É super importante destacar que contratar um seguro de uma empresa com experiência de mercado e com gestores capacitados é ainda mais importante. 

Na Lemes Corretora de seguros em Sorocaba você encontra a melhor opção para a sua empresa e para sua mercadoria.

Oferecemos um serviço de excelência entre as corretoras de seguro em Sorocaba e contamos com gestores profissionais e lhe garantimos a melhor segurança para o seu empreendimento.

Tipos de seguros de cargas

O tipo de seguro de cargas vai depender da necessidade da sua empresa e se adequar a sua logística, oferecendo coberturas específicas as suas necessidades. Alguns problemas como, tombamentos de carga, incêndio, entre outros, são assegurados e você não terá de se preocupar com essas situações.

Entre os tipos de seguros mais comuns, temos os seguintes:

Seguro de Transporte Nacional

Essa é uma modalidade obrigatória por lei! Dependendo do tipo de mercadoria a cobertura pode ser ampla ou restrita. Esse seguro é para qualquer frete nacional e o embarcador da carga arca com a contratação. O transporte da carga deve ser realizado com veículos da empresa ou por transportadoras contratadas.

RCF-DC (Responsabilidade Civil Facultativa do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga)

Esse tipo de seguro é de extrema importância para quem vai fazer transporte de cargas em rotas de alto risco de furtos e roubos. Ele protege em caso de desaparecimento de cargas e ao ter o veículo roubado com a carga dentro. Ele deve ser contratado obrigatoriamente com o RCTR-C.

RCTR-C (Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga)

Esse seguro visa a proteção do condutor da carga. Sua responsabilidade é de quem faz o transporte da mercadoria e assim, o responsável terá o reembolso de cargas em seu domínio. Esse seguro só cobre perdas acontecidas através de acidentes. Alguns exemplos são:

  • Tombamento
  • Incêndio
  • Explosão
  • Colisão

Então, em caso de acidentes, a seguradora faz a remissão evitando prejuízos.

RCTR-VI (Seguro Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional)

Esse tipo de seguro é somente para cargas transportadas para fora do território nacional. Ele é útil também, para casos de acidentes como tombamento, abalroamento, incêndio, etc. Assim, se você necessita enviar uma carga através de transporte aquaviário, aéreo ou terrestre e tenha um acidente em território internacional, terá a cobertura do seguro.

Como contratar um seguro de cargas

A contratação de um seguro de carga tradicional ou avulso deve ser realizada por uma seguradora. Geralmente as empresas irão pedir dados como: quantidade de viagens, dados sobre a mercadoria, valor médio e máximo transportado, data do embarque, dados da empresa, valor total da mercadoria, entre outros. Tudo isso pode ser informado através de formulários disponibilizados online pelas seguradoras.

Se sua empresa não tem um grande fluxo de transporte de cargas ou se a intenção é proteger uma carga durante uma única viagem, você pode contratar um seguro de cargas avulso. Não é possível que esse seja contratado usando o CNPJ de uma transportadora, mas sim do embarcador ou dono da carga. Essa apólice cobre tanto os riscos em território nacional ou internacional.

Quase 80% do transporte de cargas no Brasil é feito de forma terrestre e isso pode apresentar diversos riscos ao transporte e à carga. Então, o melhor é que você busque pela melhor opção de seguro para sua empresa e assim certificar que seus bens estão protegidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − sete =