Quais são os cabos elétricos mais usados hoje em dia?
Hoje em dia existem muitos tipos de cabos elétricos diferentes. Afinal, o mercado elétrico evoluiu de tal forma a garantir uma série de possibilidades para as mais diferentes necessidades.
Antes, o cabo rígido era uma das principais modalidades de fio elétrico. Mas se viu que ele já não atendia mais algumas necessidades relacionadas à praticidade e flexibilidade, e outros modelos começaram a existir.
A seguir, saiba mais sobre o assunto e veja alguns tipos de cabos elétricos muito populares.
Flexível
O cabo flexível é um dos mais importantes do segmento. Ele é usado para aplicações residenciais e industriais, já que é um tipo de fio com vários fios interpolados. Pode ser usado para tubulações com curvas, texturas, obstáculos e até vibrações.
Rígido
A principal diferença entre cabo flexível e rígido é que o rígido é apenas um fio dentro da sua capa isolante. Por isso, trata-se de um tipo de fio mais duro e sem flexibilidade para aplicações em tubulações residenciais ou industriais. Esse tipo de fio é mais usado em locais externos.
Cabo PP
O cabo PP é muito usado em instalações elétricas de equipamentos, como aspirador de pó ou televisão. Conta com dois fios em formato flexível em duas capas protetoras de PVC diferentes. A que protege a interpolação de fios e a que protege os dois fios internos.
Cabo paralelo
Já o cabo paralelo, por sua vez, é um tipo de cabo semelhante ao PP, só que sem a capa protetora de PVC externa. Geralmente esse tipo de fio vem “colado”, sendo que as duas pontas podem ser divididas para então conectá-lo da maneira que você quer. Esse tipo de fio é usado para fazer extensões, por exemplo.
Conte com um eletricista profissional para ajudá-lo a entender qual é o melhor tipo de fio para o seu projeto.