Entenda os benefícios ao oferecer plano de saúde para o funcionário

Ter um plano de saúde é muito importante para ter segurança e tranquilidade para realizar as atividades cotidianas. Percebendo isso, cada vez mais as empresas estão passando a oferecer esse benefício para os seus colaboradores, entendendo as vantagens que o plano de saúde para o funcionário pode trazer.

Mas, afinal, quais são essas vantagens? Ao oferecer um plano de saúde ou um convênio odontológico, os custos de manutenção da empresa aumentarão?

Essas são apenas algumas das dúvidas que trataremos no decorrer do conteúdo a seguir. 

Primeiramente, é preciso destacar que existem diversas categorias de planos de saúde e de planos odontológicos. 

Como estamos falando de empresas e seus funcionários, existem categorias específicas para que as corporações contratem e ofereçam diretamente esse benefício para os colaboradores, de modo que seja vantajoso para os funcionários e empresa como um todo. 

O que é um plano de saúde?

Para começar, precisamos explicar o que são os planos de saúde e como eles funcionam para a população, incluindo os funcionários das pequenas, médias e grandes empresas.

O plano de saúde funciona como um seguro, ou seja, uma proteção para evitar que as pessoas tenham que arcar com altas despesas médicas em hospitais ou clínicas diversas.

Como diversos procedimentos hospitalares ou mais complexos são bastante caros em hospitais particulares e consultórios odontológicos, como internação e cirurgias, o plano de saúde serve para garantir que as pessoas poderão ter esses direitos sem pagar custos adicionais ou pelo menos com custos reduzidos, garantindo mais saúde e bem-estar.

Dessa maneira, as pessoas podem contratar um plano de saúde individual, ou as empresas podem contratar esse benefício e oferecer para os seus funcionários. 

Com isso, mediante ao pagamento de mensalidade, essas pessoas passam a ter atendimento de qualidade garantido.

O que é convênio odontológico?

O convênio ou plano odontológico funciona da mesma maneira. As pessoas que contratam um convênio de atendimento odontológico, pagam uma mensalidade e passam a ter o direito de receber atendimento nas clínicas credenciadas a esse convênio.

Assim como ocorre nos hospitais e clínicas, as consultas odontológicas, ou seja, com dentistas, são muito caras nos consultórios particulares, e para as consultas públicas existe uma grande dificuldade em conseguir disponibilidade de horários em clínicas de qualidade comprovada.

O que a empresa ganha?

Entendendo como funcionam esses planos, tanto de saúde como odontológico, é preciso explicar agora os principais motivos que torna oferecer um seguro saúde ou um plano odontológico empresarial uma excelente ideia.

Para isso, separamos os principais motivos em tópicos, e explicaremos cada um dessas razões que tornam essa ideia muito interessante. Confira:

  1. Aumento da produtividade dos funcionários

Diversas ações podem ser implementadas dentro de uma empresa para tentar ampliar a produtividade dos funcionários, mas nem sempre essas ações podem dar o resultado esperado.

Entretanto, o oferecimento de um plano de saúde e de um plano dental coletivo empresarial é um benefício contínuo, ou seja, uma ação que sempre vai trazer resultados, pois atua na valorização e cuidado do colaborador, que se sente mais tranquilo e engajado.

Mas afinal quais são esses resultados e por que o oferecimento desses serviços aumenta a produtividade? 

Imagine uma pessoa que está com problemas de saúde ou dentários e que necessita de tratamentos específicos e até a longo prazo em hospitais ou clínicas de qualidade. 

Ao mesmo tempo, essa pessoa não tem a garantia que conseguirá realizar esse tratamento, pois não pode arcar com os custos de atendimento particular, nem contratar um plano de saúde individual.

Com as empresas oferecendo esse benefício para os seus funcionários, eles asseguraram que essas pessoas terão o atendimento garantido, evitando que a saúde se comprometa ainda mais.

Sem essa preocupação, as pessoas conseguirão focar sua concentração no trabalho, ou seja, em melhorar seu desempenho e sua produtividade, principalmente sabendo que terão o atendimento necessário para cuidar da sua saúde. 

  1. Redução das abstenções

Reduzir as abstenções, ou seja, a falta dos funcionários, é um dos motivos mais interessantes para oferecer esses benefícios, tanto um plano de saúde como um odonto empresarial, sendo muito vantajoso para as empresas.

Tendo um rápido e eficiente atendimento em hospitais e clínicas, os funcionários não precisarão se ausentar por estarem passando por algum problema de saúde mais sério, além de reduzir o risco de imprevistos e ausências inesperadas por esse motivo.

Além disso, como as empresas que fecham os acordos com as clínicas e hospitais, elas podem e conseguem acompanhar mais de perto a condição de cada um, verificando diversos detalhes e proporcionando fatores como:

  • Acompanhamento clínico próximo;
  • Verificação dos atestados médicos;
  • Orientações mais ágeis e precisas;
  • Conversa com médicos e dentistas de forma facilitada.
  1. Aumento dos lucros

Ao oferecer os planos de saúde ou de um convênio odontológico empresarial, juntamente com essas vantagens mencionadas anteriormente, é natural que o aumento dos lucros da empresa ocorra por consequência.

Com profissionais mais focados, buscando o crescimento, concentrados apenas no que eles podem oferecer para a empresa, certamente a produtividade individual e coletiva aumenta, gerando um crescimento na lucratividade interna.

Como o principal objetivo das empresas é aumentar o seu lucro, certamente os empresários precisam olhar com mais atenção para a oferta de benefícios, que conseguem engajar e fidelizar o colaborador, que também se sente valorizado.

Além disso, a oferta desses benefícios pode atuar de maneira a complementar outros serviços que são mais costumeiros, como vales refeição, alimentação e vale transporte.

Essa ideia pode ser implementada em pequenas empresas, inclusive para os microempreendedores. 

Nesse caso, há uma categoria empresarial que tem uma série de regulamentos, incluindo a quantidade máxima de funcionários, fazendo com que os benefícios também sejam adequados para esse público.

Por conta dessa restrição, o plano dental para MEI, por exemplo, abrange uma quantidade menor de pessoas, com custos relativamente menores. 

Apesar do regulamento específico que envolve essa categoria, incluindo alguns benefícios, a quantidade menor de funcionários, a renda máxima estipulada, entre outros, é fundamental disponibilizar e ter esses planos para ter as mesmas vantagens que uma grande empresa e promover mais acesso à saúde.

Dessa forma, o plano odontológico para MEI é uma excelente opção para essa categoria, trazendo diferentes opções para suprir a necessidade desse público mais específico.

  1. Dedução nos impostos

Um dos motivos mais comuns, que fazem com que as empresas desistam de implementar esses benefícios para os seus funcionários, é o medo de aumentar os custos internos da empresa, comprometendo o orçamento e fazendo com que as corporações não tenham lucros.

Entretanto, assim como os outros benefícios que foram mencionados ao longo do texto, implementar um plano de saúde ou um convênio de odonto não aumentam os custos, pois o pagamento dos benefícios são retirados diretamente dos impostos dos salários dos colaboradores e podem ser contratados no modelo de co-participação.

Além disso, os retornos obtidos tendem não só a oferecer a recuperação do valor investido, como ampliar a renda da empresa, apresentando um custo-benefício bastante atrativo.

Dessa forma, com a dedução dos custos, o oferecimento de serviços como esse só beneficiam a empresa e colaborador, ao mesmo tempo que não torna os custos mais elevados, sendo mais um motivo para as empresas pensarem nessa possibilidade.

  1. Vantagem entre as concorrentes

Independentemente do segmento ou do setor de atuação, atualmente é quase impossível não enfrentar concorrência no mercado. 

No ramo comercial, por exemplo, é muito difícil iniciar um novo negócio que seja uma novidade, se diferenciando de todos os empreendimentos existentes.

Mais ainda, mesmo que o empresário consiga esse feito, rapidamente surgirão novas empresas que trabalham com a comercialização de produtos semelhantes.

Portanto, é fundamental conseguir um modo de se destacar, como formas de motivar os funcionários para que o desempenho deles seja aumentado e, consequentemente, a empresa tenha um destaque maior em relação às concorrentes, principalmente a marca como empregadora. 

Como esses benefícios ainda não são comumente implementados no meio empresarial, principalmente nas empresas da iniciativa privada, essa é uma excelente forma de incentivo e crescimento interno, fazendo com que a produção aumente e a empresa se coloque em vantagem.

Importância de cuidar da saúde em tempos de pandemia

Além dos benefícios que os planos podem trazer para a empresa, é importante também pensar no lado dos funcionários, ou seja, das pessoas; visto que esse é um dos maiores bens de qualquer negócio. 

Em tempos de crise, como a proporcionada pela pandemia do Coronavírus, cuidar da saúde se tornou ainda mais importante.

Um dos fatores principais para que o corpo não suporte a força da doença, é a baixa imunidade e uma resposta positiva do organismo para combater o vírus.

Por isso, é importante ter todos os cuidados relativos à saúde, tanto do corpo como da saúde bucal. Isso porque problemas relacionados aos dentes e a boca, de modo geral, podem afetar o restante do corpo, agravando doenças preexistentes, como a diabetes.

Com um plano de saúde e um convênio odontológico de qualidade, os funcionários conseguem ter um acompanhamento mais adequado da sua saúde de forma regular, tendo os cuidados necessários até nesses tempos difíceis, bem como acesso a opções para reforçar o sistema imunológico.

Além disso, garante que, com a presença do plano, consultas para avaliação sejam marcadas mais facilmente, também promovendo mais qualidade de vida em longo prazo e um melhor controle das condições de saúde, além de um atendimento mais ágil.

Assim, o plano se mostra ainda mais importante, o que dá mais tranquilidade para os funcionários manterem o foco em suas atividades e confiança de suporte em casos de necessidade.  
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e retenção de funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =