Multipropriedade – Você sabe o que é?

Casa de praia luxuosa com janelas de vidro e a bela paisagem do mar Foto gratuitaCréditos da imagem: Freepik

Saiba mais sobre o formato que tem se destacado no mercado imobiliário turístico

Tida como uma forma menos tradicional de investir em negócios, a multipropriedade, também conhecida como time sharing, vem se destacando no mercado imobiliário.
A modalidade, criada nos Estados Unidos revolucionou o processo de aquisição de imóveis. Isso porque, ao contrário das negociações comuns, onde apenas um proprietário é declarado dono de uma casa ou apartamento, esse formato permite o compartilhamento da propriedade com diversas pessoas. Ou seja, dentro dessa configuração, um imóvel pode ter vários donos.
Siga com a gente e saiba tudo sobre as multipropriedades.

Conceitos básicos das multipropriedades

Em suma, por mais que uma multipropriedade defenda os princípios da economia compartilhada, vale lembrar que, dentro desse formato, o imóvel adquirido é do comprador. O que significa que você poderá dispor, sempre que quiser, de qualquer cômodo, em qualquer ocasião. A única diferença é que, na prática time sharing, um imóvel tem vários proprietários, visto que cada um deles pagou uma parcela ou percentual do valor total.
Contudo, essa modalidade não se enquadra, por exemplo, na situação de uma família que adquiriu um imóvel em conjunto para utilizá-lo de forma simultaneamente.
Dentro de uma multipropriedade, cada um dos proprietários tem o domínio integral do bem em períodos pré-estabelecidos. Em outras palavras, eles se apossam das propriedades em determinados meses ou semanas.
Por esse motivo, as multipropriedades são mais presentes no mercado imobiliário turístico. Afinal, é muito interessante contar com um apartamento na Praia Grande ou uma casa em condomínio à beira-mar para passar as férias ou curtir um final de semana.

Benefícios das multipropriedades

De fato, quem já investiu em uma casa com ampla área de lazer ou em um apartamento no litoral sabe que, nem sempre a correria do cotidiano permite que esses belíssimos lugares sejam devidamente aproveitados.
Contudo, na modalidade time sharing isso não é um problema, já que, dificilmente você terá um imóvel subutilizado.
Além disso, é possível adquirir uma propriedade de alto padrão investindo muito menos do que o necessário, afinal, como o imóvel não terá apenas um único dono, todos os custos serão divididos de forma igualitária. Sem dúvidas, essa vantagem também se estende aos custos de manutenção, que serão consideravelmente inferiores, visto que você não terá que arcar sozinho com todos eles
Ademais, também é possível colocar o imóvel para aluguel nos períodos em que nenhum dos donos ocupar a propriedade e, com isso, rentabilizar a propriedade.
Além disso, você terá a oportunidade de revender a parte comprada por um valor muito maior, caso ela seja valorizada com o passar dos anos.
Por fim, não podemos deixar de mencionar que um cantinho para chamar de seu para curtir as férias ou as temporadas de verão, é muito mais aconchegante do que um hotel ou hostel.

Como ter uma propriedade imobiliária?

Como essa modalidade é relativamente nova dentro do Brasil, o primeiro passo para ter uma propriedade compartilhada é definir um grupo sólido e confiável para comprar uma casa no Cajuru e dividi-la em frações. Para isso, uma boa opção é contar com uma intercambiadora para assegurar todos os benefícios e alternativas.
Além disso, é fundamental escolher um imóvel acolhedor, em que você se sinta bem e goste de estar. Por mais que essas propriedades permitam o chamado “intercâmbio de moradores” (onde um proprietário de um imóvel “troca” de casa com o outro durante determinado período para conhecer novos destinos, é essencial que você conte com uma base segura para ser o seu lar periódico.
Por fim, mas não menos importante, é interessante pensar em um local que tenha certo potencial turístico para que o seu patrimônio torne-se ainda mais valorizado com o passar dos anos.

Enfim, gostou de saber um pouco mais sobre as multipropriedades? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais. Com certeza, essas informações podem ser relevantes para muitas outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 2 =