12 dicas para escolher o melhor plano odontológico para você e sua família

Atualmente, o plano odontológico vem sendo cada vez mais procurado pela população e empresas, sendo entendido como um benefício e um investimento a longo prazo.

Isso ocorre porque o plano consiste em um serviço positivo para o acesso aos procedimentos odontológicos, bem como a prevenção de doenças e manutenção da saúde como um todo, agregando mais qualidade de vida e disposição à rotina.

Principalmente quando o assunto se relaciona às doenças bucais mais complexas e procedimentos mais invasivos e/ou emergenciais, incluindo o implante dentário, o convênio se destaca frente aos atendimentos públicos e da rede privada sem cobertura, visto a facilidade e custos reduzidos, fornecendo mais segurança e estabilidade. 

Esse investimento possibilita ao segurado consultas com mais frequência e com diferentes especialidades, além de promover o acesso a exames e profissionais qualificados a qualquer momento de necessidade, incluindo as emergências já mencionadas. 

Nesses planos existem possibilidades distintas, de acordo com seu orçamento disponível e necessidade, podendo ser encontrado nos modelos individual, familiar, coletivo e empresarial.

De modo a contribuir com a escolha e auxiliar no entendimento dos convênios de forma mais ampla, neste artigo explicamos um pouco mais sobre cada modalidade de pacote, suas especificidades e benefícios. 

Entenda um pouco mais sobre cada um deles e quais critérios avaliar antes da contratação a seguir.

Plano odontológico individual

Este plano possibilita que você cuide do seu sorriso de forma econômica e prática, sendo mais indicado para indivíduos que não apresentem dependentes diretos.

Para usufruir de seus benefícios, é preciso escolher o plano que melhor atenda às suas necessidades, considerando o tempo de carência, custo e coberturas, que podem ir das mais básicas às mais completas.

Com relação à carência, o ideal é que seja zero, pois assim você pode utilizar os serviços assim que finalizar a aprovação do contrato. 

No entanto, dificilmente essa opção é disponibilizada, visto que é necessária uma relação de confiança entre a operadora e o beneficiário e é preciso que alguns requisitos sejam firmados e atendidos anteriormente. 

Contudo, no caso de situações emergenciais, os atendimentos devem ser feitos independentemente do tempo de carência.

Outro ponto que vale a pena conferir é se o plano oferecido cobre outras regiões do Brasil ou apenas o seu estado. 

Afinal, caso você precise de um dentista ao estar viajando, é preciso saber se sua cobertura oferece atendimento e quais os critérios para isso, podendo recorrer a uma rede que já conhece e confia.

Além disso, é fundamental se atentar as especialidades oferecidas e suas principais necessidades e desejos, como  a oferta de procedimentos como:

  • Clareamento dental;
  • Profilaxia;
  • Tratamento para gengiva;
  • Colocação de aparelhos e implantes;
  • Remoção de cáries;
  • Cirurgias.

Vale lembrar que esse tipo de plano atende apenas uma única pessoa, ou seja, o beneficiário. Seu valor pode variar bastante conforme as coberturas oferecidas, operadora contratada e redes de atendimento disponíveis.

Plano odontológico familiar

O plano odontológico familiar oferece o atendimento para três ou mais pessoas de uma mesma família, garantindo a tranquilidade, saúde e segurança para o sorriso de pais, mães, cônjuge e filhos. 

Assim como o plano individual, é preciso se atentar a qual atende melhor às suas necessidades e da sua família, se atentando ao tempo de carência e coberturas, bem como o orçamento disponível.

Com esse plano é possível ter acesso a um atendimento especializado, independentemente da idade.

No caso das crianças, por exemplo, é possível ter suporte desde o momento em que os dentes estiverem nascendo até a fase em que for necessário começar a utilizar aparelho dental invisivel, com profissionais preparados para esses diferentes quadros e tratamentos.

Outro benefício do plano é que ele oferece a possibilidade de consultas mais constantes, levando seu pequeno ao dentista desde cedo, o que promove mais qualidade bucal e ainda contribui para a redução de medos que o consultório odontológico pode trazer se não for feito um atendimento focado nesse público, criando mais confiança com o profissional. 

Para os pais, que também precisam de cuidados odontológicos, o plano oferece diversos benefícios além do econômico. 

Afinal, com ele, conforme o pacote contratado, é possível aperfeiçoar a estética, reduzindo problemas de autoestima ao sorrir e trazendo mais confiança para as relações.

Também é possível ter acesso a cirurgias mais complexas por um preço mais acessível, que será feito mensalmente, possibilitando o acompanhamento da saúde bucal e redução de desconfortos bucais.

Como escolher o melhor plano?

Agora que você já conhece as possibilidades de contratação de plano para você e sua família, é preciso entender como escolher o melhor plano, conforme alguns critérios e até algumas características já apontadas no decorrer do conteúdo.

Assim, primeiramente, é preciso que ele atenda todas as suas necessidades e que também seja de qualidade, estando devidamente credenciado junto aos órgãos fiscalizadores, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Isso garantirá a qualidade e segurança durante os procedimentos, sejam eles estéticos, pequenas cirurgias ou mesmo a colocação do aparelho invisivel

Assim, de forma resumida, alguns critérios que podem ser usados para escolher o melhor plano para você consistem na avaliação dos seguintes pontos:

  • Custo dos pacotes de serviços em diferentes operadoras;
  • Procedimentos oferecidos;
  • Pacotes disponíveis;
  • Necessidades já identificadas e procedimentos desejados;
  • Disponibilidade de redes próximas à residência;
  • Possibilidade de inclusão de dependentes;
  • Possibilidade de cobertura nacional;
  • Credenciamento junto aos órgãos reguladores;
  • Disponibilidade de profissionais especializados;
  • Tecnologias disponíveis;
  • Disponibilidade de benefícios complementares;
  • Avaliação de outros clientes. 

Em relação às coberturas, é preciso ressaltar que existem procedimentos que devem ser oferecidos aos beneficiários, conforme a regulação da ANS.

Por esse motivo, mesmo nos planos mais básicos, é preciso verificar se todos os procedimentos padrão estão listados.

Dentre os procedimentos é possível encontrar a realização de mais de 90 tratamentos, sendo eles divididos em categorias de prevenção (como limpeza, tratamentos gengivais, restaurações de cáries), consultas de rotina e atendimento de emergência. 

Inclusive, um diferencial a ser observado são os que oferecem seguro de vida e acidente. 

Vale ressaltar que procedimentos estéticos como próteses e lente de contato dental são disponibilizados apenas em planos especiais e premium, não sendo obrigatórios em nenhuma categoria.

Assim, caso você tenha interesse em algum deles, é necessário estar atento aos procedimentos que o plano cobre e possibilidades para a realização do tratamento.

É certificar também que o plano atenda em sua cidade e nos principais locais que você e/ou sua família transitam. 

O ideal neste caso é priorizar operadoras que atendem todo Brasil, afinal, nunca se sabe quando vai precisar de atendimento e isso pode acontecer durante uma viagem. Assim, é preciso estar seguro e ter a tranquilidade de um atendimento que já têm certo conhecimento.  

Para quem possui uma família muito grande, veja se o seu plano possibilita ter dependentes ao escolher o serviço e quais os critérios para inclusão, inclusive em relação aos aportes financeiros que podem ser necessários.

No caso de haver a possibilidade, geralmente pode-se incluir dependentes legais e relações diretas como pais, filhos e cônjuges, assegurando a saúde bucal de todos que vivem com você e a tranquilidade familiar como um todo.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os planos e suas possibilidades, é chegado o momento de escolher o melhor para atender você e sua família, trazendo ainda mais saúde e qualidade de vida a todos. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Link da imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/menina-bonita-sentada-no-consultorio-do-dentista_4063993.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − dois =