Beleza odontológica: 5 cuidados diários para um sorriso saudável

A preocupação com a beleza odontológica é prioridade na vida de muitos brasileiros, principalmente por causa dos impactos que a aparência bucal tem no sorriso, nas relações sociais e na autoconfiança dos pacientes.

A insatisfação com a disposição e harmonia dos dentes tem feito com que o mercado da dentística, ou odontologia estética, seja cada vez mais requisitado para a realização de intervenções cosméticas em pessoas de todas as faixas etárias – tendo atenção a idade mínima recomendada para cada procedimento.

Esse tipo de tratamento é recomendado para todos os pacientes que apresentam queixas relacionadas ao espaçamento, tonalidade, formato e tamanho dos dentes, bem como com a formação estrutural das arcadas dentárias e o aspecto geral do sorriso.

Os procedimentos odontológicos mais procurados

Para tornar todas essas mudanças possíveis, a odontologia se divide em diversas especialidades que focam em tipos diferentes de necessidades e procedimentos, entre elas existem a:

  • Ortodontia;
  • Endodontia;
  • Implantodontia;
  • Estomatologia;
  • Periodontia, entre outros.

Mas, muitas vezes, quando as alterações necessárias são mais extensas, essas especialidades podem se cruzar para proporcionar resultados ainda mais satisfatórios e completos. 

Assim, enquanto a endodontia garante a prevenção de cáries e doenças bacterianas, a ortodontia corrige o posicionamento das estruturas dentais.

Entre os tratamentos odontológicos mais requisitados pelos pacientes estão:

  1. Lente de contato dental

Principalmente devido a influência das redes sociais e das celebridades, a aplicação da lente de contato dental se tornou um tratamento muito demandado entre os pacientes. 

Contudo, a busca por esse tratamento também se dá pelos impactos trazidos à dentição e face.

Esse procedimento tem um ótimo custo-benefício e é capaz de transformar todo o aspecto do sorriso.

Ele é composto pela colocação de facetas de porcelana ultra finas ao redor dos dentes originais, corrigindo o formato, escondendo rachaduras e quebras, melhorando a cor e fechando diastemas – espaçamento entre os dentes – leves.

  1. Clareamento dental

Entre todas as intervenções cosméticas, o clareamento dental é a realizada com maior frequência. 

Isso se dá tanto pelo preço mais acessível, quanto pelo fato de ser um procedimento completamente não invasivo e que proporciona resultados praticamente instantâneos na aparência dental.

Na prática, ele consiste na aplicação de um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio que ataca as moléculas de pigmento, que ficam acumuladas na superfície do esmalte dentário.

O clareamento pode ser feito em casa, com a ajuda de uma moldeira, ou em consultório, por meio de lasers e luzes ultravioletas.

  1. Implante dentário

A falta de um ou mais dentes pode causar grande incômodo estético e funcional para as pessoas, pois afeta a mastigação, a fala e a confiança de rir ou interagir em público. 

Por isso, o implante dentario pode ser uma solução permanente e mais confortável para solucionar essas questões.

Esse é um tratamento mais eficiente do que as próteses dentárias convencionais, porque a estrutura de titânio é fixada cirurgicamente nos ossos abaixo da linha da gengiva, para servir como a raiz de sustentação do dente postiço. Isso faz com que o implante seja completamente fixo e não machuque.

5 dicas de como deixar os dentes mais saudáveis

Dentes saudáveis são naturalmente mais bonitos e deixam o sorriso ainda mais agradável. Por isso, o cuidado diário é fundamental para a manutenção dos tratamentos estéticos, para garantir a integridade dos dentes e para evitar desconfortos como a halitose.

  1. Escovação efetiva

A escovação não deve ser rápida e nem ser muito forte, pois isso pode causar danos às gengivas e aos dentes. Assim, o paciente deve realizar movimentos circulares suaves durante cinco segundos em cada dente.

  1. Higiene de estruturas de tratamento

Além de escovar os dentes três vezes ao dia, utilizar o fio dental constantemente e higienizar adequadamente o aparelho invisivel ou as próteses dentárias é importante para manter a saúde bucal e beleza da estrutura. 

Por esse motivo, esses processos também precisam ser feitos de forma correta e regular.

  1. Uso de materiais de higiene apropriados

O uso de ferramentas adequadas também é imprescindível para garantir a qualidade da higienização. Por isso, invista em escovas com cerdas macias e troque-as uma vez a cada três meses para impedir a formação de bactérias e a efetividade da limpeza.

Os pacientes que utilizam o aparelho ortodôntico fixo devem investir em passadores de fio dental e na escova interdental para auxiliar na escovação e na remoção de toda a placa bacteriana.

  1. Atenção aos alimentos e vícios

Além dos cuidados diários relacionados à higienização, é imprescindível ter atenção aos alimentos consumidos e vícios. Isso porque alimentos muito pigmentados, açucarados e rígidos podem prejudicar a estrutura e integridade dental.

Mais ainda, os vícios e manias – como consumo de tabaco e álcool, bem como usar os dentes para abrir embalagens – podem favorecer inflamações bucais, apodrecimento das estruturas e até sua quebra.

  1. Visitas de rotina com o dentista

É recomendado que todos os pacientes passem por consultas de rotina com o dentista, uma vez a cada seis meses. 

Essas visitas servem para a realização de limpezas profundas que visam a remoção de estruturas bacterianas, como o tártaro, e para possibilitar o diagnóstico precoce de doenças.

Além disso, elas podem ser utilizadas para sanar dúvidas sobre os processos de limpeza bucal ou referentes à aplicabilidade de tratamentos estéticos e seus custos, como sobre quanto custa lente de contato dental.

Deste modo, o cuidado com a beleza dos dentes deve envolver sempre a saúde e a manutenção da funcionalidade das estruturas bucais para garantir os resultados positivos por mais tempo e para evitar o surgimento de enfermidades como a cárie e doenças gengivais. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 1 =