Saúde

O que é e como funciona um exame de ultrassom?

Um exame de ultrassom é, hoje, o que há de mais seguro e moderno na medicina. Afinal, trata-se de um exame muito eficiente, prático de fazer e ideal para diagnosticar ou descartar eventuais doenças ou problemas em órgãos e tecidos. A seguir, entenda mais sobre quando o exame de ultrassom é indicado, como é feito e como funciona.

O que é um exame de ultrassom

Um exame de ultrassom é um tipo de exame feito a partir da colheita de ondas sonoras dentro do corpo. As ondas sonoras se encontram com órgãos e tecidos e o exame capta esse ruído e o transforma em imagens.

Essas imagens podem ser lidas e interpretadas por médicos de várias especialidades e muitas vezes o exame serve para indicar algum tipo de tratamento ou descartar algum tipo de doença.

Existem vários tipos de exame de ultrassom e todos eles têm o objetivo de “ler” o corpo por dentro, sem precisar de um exame invasivo. Veja alguns tipos de ultrassom que existem:

  • Ultrassom comum.
  • Ultrassom doppler.
  • Ultrassom elastografia.
  • Ecocardiograma transesofágico.
  • Ultrassom transvaginal.

Como funciona um exame de ultrassom

O ultrassom funciona assim: ele capta as ondas sonoras dentro do corpo e as transforma em imagens para o médico ou especialista interpretar. Essas imagens podem ser em 2D ou 3D. Tudo vai depender do equipamento, tecnologia e necessidade do exame.

Hoje em dia, o exame de ultrassom é muito usado não apenas para acompanhar gestantes. Mas também, para acompanhar uma série de pacientes com os mais diferentes sintomas ou problemas conhecidos. Ele serve tanto para identificar uma eventual doença, como para descartá-la, a partir dos órgãos e tecidos.

O exame de ultrassom é seguro e hoje já existem inúmeros tipos diferentes. Cada um deles é ideal para um tipo de necessidade médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + sete =