Você Sabe o Que Significa SEO no Marketing Digital?

A cada dia que passa os anúncios na internet estão mais caros, há um êxodo dos anunciantes saindo das tvs e rádios e partindo para a internet para investir no Marketing Digital, porém, a maioria dos anunciantes está focando o mesmo que funcionava nas outras mídias, ou seja, colocando dinheiro massivamente em anúncios e muitos se esquecem do SEO ou na tradução Otimização para Motres de Busca.

O SEO ou Search Engine Marketing nada mais é do que você fazer técnicas no site e em criação de conteúdo dentro de um site e muitos anunciantes tradicionais das grandes massas online não se atentaram a isso ainda e por esse motivo ainda há no Brasil um mercado gigante tanto para quem quer trabalhar com um profissional de SEO, como também há um mercado gigante para as empresas explorarem essas técnicas e assim destacarem no Google.

Afinal, quem não quer estar entre os 10 primeiros lugares no Google? Ou melhor ainda, ser o primeiro colocado para uma busca relacionada ao seu serviço ou produto?

Entrevistamos um grande nome do Cenário Nacional para entender melhor esse mundo do SEO

Conversamos com o Profissional de SEO Luciano Arthur com mais de 13 anos de experiência atuando com SEO e que recentemente teve a brilhante ideia de fundar a Escola de SEO cujo objetivo é fomentar o mercado de profissionais de SEO no mercado Brasileiro. Fizemos algumas perguntas para entender melhor esse mundo de marketing digital com SEO ainda inexplorado aqui no Brasil:

Luciano o SEO pode ser feito por qualquer tipo de empresa?

R: Sim, o SEO é, na verdade, a forma mais fácil hoje de uma pequena empresa se destacar no Google e passar na frente de grandes empresas que ainda não se atentaram a essa forma de Marketing Digital utilizando o SEO, assim estamos diante de um Oceano Azul de oportunidades.

O SEO chegou no Brasil quando? E como você chegou nesse conhecimento?

R: O SEO surgiu porque os buscadores como Google surgiram no mercado, ou seja, desde quando o Google é Google, o SEO existiu. Não há uma data exata de quando o SEO chegou no Brasil. Eu acabei aprendendo SEO após contratar um colaborador para minha agência de criação de sites em 2008. Esse colaborador foi Cristian Tessarollo, hoje tenho profundo sentimento de agradecimento a essa pessoa, ele simplesmente disse, ei precisamos posicionar o site da agência no Google, porém o meu negócio era só criar site e isso já era muito para a época. Depois que eu entendi o que era o SEO, eu me apaixonei e vi isso como um diferencial Incrível para a época, inclusive um ano e meio depois eu estava dando curso de SEO em uma Faculdade na cidade de Indaial SC, foi um curso extra curricular e na época simplesmente tinha 3 concorrentes na sala de um total de 15 alunos, eu sinceramente fiquei meio apavorado (risos). Para ter uma ideia, esse curso ainda tem uma publicação do slides no slideshare. O resultado foi que parei de dar curso de SEO, pensei que era melhor não treinar o meu concorrente.

Curso antigo de SEO
Curso antigo de SEO

O que você recomenda para uma empresa que quer começar a fazer trabalhos de SEO?

A recomendação é que você vá atrás de profissionais no Google, mas tenha certeza de procurar por profissionais ou empresas que já tenham tido algum caso de sucesso. E o mais importante estude o SEO através de alguns vídeos no Youtube, isso é importante. Ou se você quiser, pode contratar a minha Agência focada em SEO (risos). Lembrando que SEO pode ser aplicado também ao Google meu Negócio e ao Youtube.

Separamos alguns materiais para você aprender mais sobre SEO

Entenda o que é SEO e a importância para seu site

Artigos relacionados a posicionamento no Google

Escola de SEO

Curso de Google meu Negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − quatro =