Entenda a Diferença entre Aparelho Ortodôntico e Aparelho Transparente

São vários os motivos que levam uma pessoa a usar aparelho dental, desde a correção da posição dos dentes até o alinhamento do maxilar e mandíbula. O fato é que todos usam em busca de conforto e autoestima com a aparência.

Hoje, com o avanço da tecnologia na odontologia, existem mais opções de tratamento com aparelhos para correção dos dentes, além do tradicional aparelho ortodôntico de metal.

O aparelho de metal é bem resistente quando comparado a outros, por ser formado por fios de metal, o que o torna difícil de quebrar.

O período de tratamento deste aparelho vai depender do problema de alinhamento dos dentes de cada paciente. Mas, de maneira geral, ele tem duração entre 12 e 24 meses.

Uma das grandes vantagens do aparelho metálico é que ele entrega um maior controle quanto a posição dos dentes no decorrer de todo o tratamento. 

Isso acontece devido ao fato deste aparelho ser composto por fios e suportes de metal que são fixados nos dentes e facilitam a movimentação dos deles.  

Esse tipo de aparelho trata diferentes problemas bucais como a mandíbula com posição errada, mordida com mau alinhamento e dentes tortos.

Embora o público predominante seja o infanto-juvenil, os adultos estão ocupando grande espaço entre os usuários, porque na fase adulta, problemas como apinhamento, por exemplo, são mais evidentes. Isso acontece porque, conforme crescemos, o arco dental tende a estreitar-se.

Muitas pessoas se incomodam com o efeito metálico do aparelho ortodôntico no sorriso e alguns machucados que ele causa na mucosa, mas são fáceis de evitar. 

Considerado, até então, o método tradicional para corrigir imperfeições no alinhamento dentário, depois de um determinado período de uso, ele entrega os resultados esperados.

As crianças e os adolescentes gostam da ideia de mudar a cor das borrachinhas, mudando a cada visita ao dentista.

O preço costuma ser acessível e, após a retirada do aparelho, é preciso usar um outro aparelho, discreto, móvel  e que ajudará a manter a nova estrutura dos dentes.

Uma novidade que chegou aos consultórios é o aparelho ortodôntico transparente que também traz benefícios ao sorriso. Deixam os dentes mais bonitos, a mordida alinhada, melhoram a mastigação e a fala e ainda elevam muito a autoestima.

Esse modelo dispensa os famosos bráquetes, usados no aparelho tradicional, o que atrai muito o público, principalmente o adulto que, hoje, ocupa cerca de 40% dos usuários de aparelhos ortodônticos, segundo pesquisas.

Descubra quais as vantagens do aparelho ortodôntico transparente

  • Tratamento mais confortável;
  • Facilidade com a higiene bucal;
  • Discrição no período de tratamento;
  • Evita as doenças bucais;
  • Não atrapalha fazer outros tratamentos;
  • Diminui a frequência de ida ao consultório;
  • Resultados desejados.

Toda essa novidade, voltou os olhos dos pacientes para as vantagens que o aparelho dental transparente proporciona. 

Assim como o tradicional aparelho de metal, os resultados são satisfatórios, no entanto, para quem busca um tratamento um pouco mais rápido e discreto, essa é a opção.

A principal diferença entre os dois modelos é que o aparelho transparente não interfere na imagem do sorriso.

É um tratamento que não usa metais, fios e braquetes, é confortável, porque a sua estrutura não arranha a boca, não atrapalha a fala e pode ser retirado na hora das refeições.

Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao seu bom funcionamento, pois o aparelho de metal parece mais forte e eficiente. No entanto, tanto o aparelho invisível quanto o de metal, o resultado no alinhamento dentário é satisfatório.

Seja qual for o problema de alinhamento, esse método também é muito eficiente, entregando os resultados desejados. Ele tem uma estrutura que corrige com precisão a posição dos dentes.

O aparelho autoligado estético também é muito prático na hora da higienização bucal. Ele pode ser retirado no momento da escovação, o que proporciona a saúde da boca durante o tratamento.

A velocidade de tratamento também é maior em relação ao metálico, pois é elaborado a base de materiais transparentes e uma estrutura mais anatômica.

Conheça a tecnologia do aparelho de porcelana

O aparelho dental de porcelana tem sido cada vez mais procurado nos consultórios. No caso da versão fixa, os braquetes são feitos de porcelana, colados no dente e ficam presos por elásticos ao fio ortodôntico. Existem também opções que não usam borrachinhas.

  • É um aparelho discreto;
  • Garante os mesmos resultados dos aparelhos tradicionais;
  • São resistentes como os metálicos;
  • O aparelho se mantém transparente;
  • Se camufla em contraste com os dentes;
  • Valor acessível a todos.

A partir das diferenças apresentadas entre o aparelho metálico e o aparelho odontológico transparente, é preciso avaliar a necessidade particular de cada paciente. 

O dentista vai avaliar principalmente o problema da sua arcada, o tempo que você deseja tratar e falar sobre investimentos financeiros.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + dezesseis =