ATM ou Articulação TemporoMandibular: O que é e quais são os cuidados?

A ATM ou articulação temporomandibular, é uma articulação que está localizada na base do crânio em frente à estrutura da orelha e que é responsável pela ligação do maxilar inferior (mandíbula) ao maxilar superior (maxila). Essa articulação tem uma estrutura diferenciada em comparação as articulações que encontramos no corpo humano, pois ela é composta por uma protuberância arredondada da mandíbula que se encaixa em uma reentrância no crânio, e por uma estrutura em forma de disco situada entre esses dois ossos (o disco articular), formada por um tipo de osso macio chamado cartilagem.

Como qualquer outra articulação encontrada no corpo humano, a ATM pode sofrer fraturas, ocasionando inchaço e dores, consequentemente limitando os movimentos da mandíbula fazendo assim com que a dor irradie para a região da cabeça e do pescoço. Em raras ocasiões, acontece uma fratura no disco articular propriamente dito, porém podem ocorrer deslocamentos no disco, causando inchaço e intensas dores. Ao contrário de outras articulações, como joelho e quadril, a artrite da ATM é muito rara e dificilmente é tratada apenas com medicamentos anti-inflamatórios. No entanto, a dor na ATM é frequentemente temporária, e pode ser tratada com uma combinação de gelo e calor para aliviar a dor nos ligamentos e músculos próximos da articulação. O nome que se dá aos problemas na ATM se chama DTM ou Disfunção da Articulação Temporomandibular.

Por ser uma doença ainda pouco conhecida, em geral, ainda não foram encontradas claramente quais são as causas para a DTM. Muitos acreditam que alguns destes fatores estão relacionados ao desenvolvimento de disfunções na ATM:

  • traumas na mandíbula;
  • artrite na ATM;
  • má postura;
  • características anatômicas, relacionadas à formação da mandíbula durante o nascimento;
  • hábitos como morder os lábios ou bochechas;
  • hábitos como apoiar a mandíbula nas mãos, morder pontas de caneta e roer as unhas;
  • distúrbios do sono e dificuldade de dormir;
  • estresse.

Outro problema que está relacionado a problemas na ATM é o “Bruxismo” que se caracteriza por um ranger involuntário nos dentes.

As disfunções na ATM tem cura?

A Disfunção da Articulação Temporomandibular possui cura, e uma vez que uma pessoa é diagnosticada, o processo de tratamento e cura é bastante tranquilo. Em alguns casos, é necessário que a pessoa seja encaminhada para um cirurgião bucomaxilofacial, para que sejam feitos exames de imagens mais específicos da articulação, para que se possa saber se a cirurgia fará parte do tratamento da ATM. Em muitos casos, os procedimentos cirúrgicos para correção de disfunções na ATM, são comparados a tratamentos ortopédicos que uma pessoa recebe para tratar uma lesão no joelho, por exemplo.

A Clínica de Odontologia Daniel Salgueiro que fica localizada na cidade de Bauru em São Paulo, é especializada em tratar pessoas que chegam com alguns dos sintomas na ATM descritos acima, portanto, se ao ler este artigo você identificou que sofre de algum distúrbio na articulação temporomandibular, agende uma consulta agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =