O que é BPO Financeiro?

Sua empresa está crescendo? Isso é um bom sinal, afinal é reflexo que as ações implementadas estão surtindo efeito e sua marca está se consolidando no mercado. Mas as demandas internas também crescem na mesma proporção e por vezes fica inviável gerir tudo ao mesmo tempo. 

É aí que o BPO financeiro entra em cena. O serviço visa terceirizar determinados processos, permitindo que os gestores foquem apenas nas ações relacionadas às atividades finais do negócio. 

Mas afinal, qual o principal objetivo do BPO? Quais as atividades que englobam este serviço? Confira abaixo.

BPO significa Business Process Outsourcing ou seja a terceirização de um serviço ou processo. O principal objetivo do BPO é tornar esses processos mais enxutos, onde você conta com profissionais capacitados para cuidar dessas demandas específicas.

Isso não quer dizer que a área a ser terceirizada seja o core business do negócio, pelo contrário. Com a terceirização, o gestor gasta menos tempo em resolver atividades operacionais e tem flexibilidade para focar em ações para o seu negócio.

Quer um exemplo? Uma empresa especializada em assessoria de imprensa pode terceirizar a área financeira ou administrativa e pensar em estratégias para alcançar mais clientes. 

Quais as principais atividades do BPO financeiro?

As principais atividades que envolvem o BPO financeiro são:

  • Gestão de contas a pagar: é realizado o controle dos vencimentos, bem como  o agendamento de pagamentos, facilitando a gestão sem deixar pendências.
  • Gestão de contas a receber: o controle de contas a receber pode abranger desde venda de mercadorias a contrato de prestação de serviço, por exemplo, atuando para facilitar a visualização do fluxo financeiro dos recebíveis.
  • Conciliação bancária: acompanha todas as movimentações bancárias de forma a identificar imediatamente as pendências. 
  • Faturamento e emissão de notas diversas: processo de faturamento dos serviços prestados e venda de mercadorias, desde o registro das informações do pedido até o envio da nota fiscal para o cliente.
  • Construção de fluxo de caixa:  fluxo de caixa personalizado para auxiliar o empreendedor na tomada de decisão e planejar os próximos passos.
  • Planejamento financeiro orçamentário: planejamento detalhado que servirá de balizador para as decisões do empreendedor. Assim, com base em informações históricas, é possível realizar a projeção de crescimento.
  • Mentorias financeiras: especialistas podem sugerir abordagens diferentes para o empreendedor com o intuito de gerar valor e educar para tomar as melhores decisões.

Contratar um BPO financeiro é um passo que vale a pena ser dado para que empreendedores possam concentrar seus esforços em ações diretamente ligadas ao core business do negócio. Tem dúvidas sobre o BPO financeiro? Entre em contato com os especialistas da AVA BPO Financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =