Saúde

Por que o Pré-Natal Odontológico é tão Importante?

Após a descoberta de uma gravidez, é natural que a mente dos pais, principalmente da mulher, comecem a pensar em marcar e realizar as consultas necessárias, e entre os cuidados necessários está o pré-natal odontológico

Sendo uma fase super importante para o controle da saúde do seu bebê, essas são medidas que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento do feto. 

Todavia, uma parte específica dessas medidas são que muitas gestantes acabam se esquecendo ou dando menos importância. 

Este é o caso, por exemplo, da região bucal, no qual os cuidados facilitam a saúde bucal da criança, assim como o acompanhamento com um dentista para bebe.

Este tipo de ação vem da falta de conhecimento do quanto este tipo de acompanhamento é relevante durante a gestação. 

Até porque, o acompanhamento com um dentista durante este período é essencial para prevenir o aparecimento de novas doenças bucais e o controle das que já existiam antes da gravidez, como por exemplo a nevralgia nos dentes.

Cuidados odontológicos, gestante e o bebê, qual a relação?

A mulher vive todo o processo de gestação de uma forma muito intensa, afinal, diversas mudanças acontecem com ela, alterações essas que vão desde o lado físico, até questões emocionais. 

Entre as partes que são afetadas no corpo feminino, as mudanças de hormônios acabam especialmente afetando bastante a região bucal.

Afinal, elas tornam a boca mais suscetível ao aparecimento de doenças, o que torna um tratamento multidisciplinar é fundamental para evitar complicações durante todo processo de gestação.

Além de toda a necessidade de um parto antes do tempo previsto, fazendo com que o bebê seja prematuro. 

Um ponto importante de se lembrar é que muitas mulheres deixam de procurar um odontologista por acharem que não podem fazer nenhum procedimento, o que não é verdade. 

Então, as gestantes podem e devem estar sempre que possível indo ao dentista e também é importante informá-lo que está grávida. 

A única ressalva sobre procedimentos é que apesar de não ser proibido ou contraindicado, não se recomenda que os de ordem estética sejam feitos. Então, entre os processos não recomendados estão: harmonização facial, aplicação de botox e lente dental.

Problemas bucais

Não podemos negar que a gravidez é um dos momentos mais especiais da vida de uma futura mamãe. 

Porém, também é necessário se conscientizar que ela não te deixa imune ao surgimento de problemas bucais, pelo contrário, fica mais suscetível, como falamos anteriormente. 

Por isso cuidar da sua boca, antes, durante e depois da gestação é essencial para manter uma vida saudável. 

Todavia, a principal questão é o que fazer quando esses problemas aparecem, por exemplo, como desinchar o rosto por causa do dente inflamado? Essas são questões que por mais complicadas que pareçam são muito simples de lidar.

  1. Dente inflamado

Obviamente, é importante procurar o dentista assim que possível, porém para aliviar as dores existem algumas alternativas, sendo que duas delas são mais caseiras e a outra necessita de uma avaliação clínica. 

Dessa forma, os principais sintomas dessa enfermidade são:

  • Forte dor na bochecha;
  • Inchaço;
  • Forte sensibilidade;
  • Febre.

Uma das maneiras de aliviar a dor é utilizando compressas de gelo, como as compressas que possuem uma ação anti-inflamatória, é possível amenizar o problema naturalmente. Uma outra opção é fazer bochechos e gargarejos com água morna e sal. 

A solução irá ajudar a desinfetar a região, assim como diminuir as dores. Por último, poderá optar por procurar um dentista e usar medicamentos indicados pelo mesmo, que normalmente são receitados o uso de aspirinas e anti-inflamatórios no geral.

  1. Bruxismo

De uma maneira mais literal, podemos dizer que o bruxismo é o hábito de ranger ou pressionar os dentes enquanto dorme, ou seja de maneira inconsciente. 

Apesar de também existirem casos de bruxismo diurnos feitos de maneira consciente, que normalmente são chamados de briquismo.

Lidar com esse problema, é muito simples, independente de estar ou não no período de gestação, o tratamento mais indicado é a utilização de um aparelho contra bruxismo

Portanto, eles são super eficazes, pois esses aparelhos separam a arcada dentária, sendo assim acabam amenizando o impacto causado pelo ranger de dentes.

Como o período de gestação deixa a região bucal mais predisposta ao aparecimento de problemas bucais, os cuidados devem ser redobrados. 

Por isso, sempre escove os dentes após as refeições, além de usar ao menos uma vez por dia o fio dental. 

Lembre-se, o pré-natal odontológico garantirá não apenas um processo de gravidez mais saudável, como também reduz a chance do seu bebê nascer com alguma complicação na saúde.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + nove =