Diferença entre conjuntivite e ceratite
Entender a diferença entre conjuntivite e ceratite, baseando-se apenas nos sintomas, pode ser bastante difícil. Porém, trouxemos algumas considerações que podem ajudá-lo nesse caso, tendo em vista que a ceratite é uma doença que exige intervenção médica o quanto antes, diferentemente da conjuntivite. Acompanhe o conteúdo e saiba mais.
Diferença entre conjuntivite e ceratite
Considerada duas das principais doenças dos olhos, a conjuntivite e a ceratite são caracterizadas como inflamações oculares, mas possuem diferentes. Saiba mais:
- Ceratite: Caracteriza-se como uma inflamação da córnea, que pode ser causada por fungos, bactérias ou vírus. A visão tende a ficar diminuída, além de que os olhos podem ficar mais avermelhados, opacos e doloridos. Exige acompanhamento médico urgente, uma vez que pode causar efeitos extremamente nocivos na córnea.
- Conjuntivite: Caracteriza-se como uma inflamação da conjuntiva, que pode causar coceira, desconforto, irritação nos olhos e secreção. A visão, embora possa ficar um pouco embaçada devido à secreção, não fica tão opaca quanto no caso da ceratite.
Ambos os casos podem acometer apenas um olho, embora seja comum afetar os dois ao mesmo tempo.
Embora existam diferenças sutis, é muito importante que ambos os casos sejam avaliados por um médico.
Afinal, você pode crer que está apenas com conjuntivite quando, na realidade, está com ceratite, que é considerada um quadro que exige atenção imediata.
Por isso, buscar ajuda profissional, em ambos os casos, pode fazer a diferença na hora de manter a integridade da saúde ocular.
Jamais se automedique nessas situações!
Quando ir ao oftalmologista?
Em ambos os casos é interessante buscar ajuda médica. Não espere o problema agravar, pois, dependendo da doença, é possível que seja necessário lidar com problemas irreversíveis. Por isso, a busca de suporte é fundamental. Cuide-se!