Entenda a função de um Trocador de Calor

Não são raras as vezes em que a gente compra um equipamento eletrodoméstico para dentro de casa e sequer faz ideia de como ele funciona de verdade. A gente sabe como usar, mas não sabe como mecanicamente esse equipamento funciona.

E está tudo certo com isso. Afinal, compramos para usar. E não para estudar e entender parte por parte do seu funcionamento, não é mesmo?

Mas, existe um componente muito popular e que geralmente está presente em muitos itens que usamos no dia a dia: O trocador de calor. Você já ouviu falar ou sabe para que serve? Continue lendo para entender mais sobre ele!

O que é trocador de calor

O trocador de calor é um daqueles componentes mecânicos que estão embutidos em muitos equipamentos que a gente usa no dia a dia, mas não faz ideia disso. Basicamente, o trocador de calor é responsável por trocar o calor de algum fluido ou substância específica.

Ou seja, o trocador de calor consegue alterar a temperatura de alguma substância que seja importante para algum processo. Por exemplo, água e ar. 

O trocador de calor pode alterar a temperatura desses dois fluidos quando necessário. E com isso, viabiliza o funcionamento de um processo mecânico ou de alguma máquina.

A seguir, veja um exemplo prático sobre o trocador de calor.

Onde encontrar

Até aqui já entendemos o que é um trocador de calor. Pois bem, apesar de a Bermo trabalhar com modelos de trocadores de calor mais aplicados no segmento industrial, vamos citar aqui o exemplo de funcionamento de um ar-condicionado para facilitar a compreensão.

Dentro de casa, o funcionamento do seu ar-condicionado só é possível graças a um trocador de calor. Ele é responsável por captar o ar quente, resfriá-lo em segundos e devolvê-lo em temperatura amena para o ambiente.

Sim, o trocador é um equipamento mecânico “escondido”, mas que sem ele, seria inviável ter um ambiente confortável em dias de muito calor.

Quando usar

O trocador de calor pode ser usado em muitos processos. A troca de calor se faz necessária para viabilizar produtos e também sistemas industriais em geral. E o tipo do trocador vai depender do tipo de fluido que precisa ser resfriado ou aquecido.

Algumas situações que exigem trocadores de calor:

  • Processos químicos diversos;
  • AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado;
  • Alimentos;
  • Aplicações marítimas;
  • Refrigeração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 4 =