Você já ouviu falar no termo “lesão cervical não cariosa”?

Esse tipo de lesão se caracteriza pela perda de esmalte dentário próximo a raiz dos dentes sem que isso tenha sido causado por bactérias. Esse tipo de lesão está muito relacionado à presença da Sensibilidade Dentinária, aquela dor aguda causada por algum estímulo externo como gelado ou ácido.

Muito importante é identificar o que pode estar levando ao aparecimento dessas lesões. A causa pode ser multifatorial, proveniente de trauma oclusal, contatos prematuros, alimentação ácida e abrasão, e pode acabar evoluindo para o aparecimento de cáries e até levar à necessidade de tratamento endodôntico, pois a sintomatologia dolorosa que se instala acaba dificultando a escovação no local, o que favorece o acúmulo de placa e o aparecimento dessas cáries.

É importante a avaliação e diagnóstico dessas lesões por um profissional experiente, para que o melhor tratamento seja indicado para o caso e isso engloba, além da remoção dos fatores causadores, restaurações, dessensibilização e até cirurgias de recobrimento da raiz.

Quer saber mais sobre “Lesão Cervical não Cariosa”? Conheça a Clínica Odontológica Plage Odontologia, localizada na Barra da Tijuca – RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 − 8 =