Brindes: como divulgar de forma criativa e estratégica
Divulgar uma empresa de maneira estratégica e criativa é um dos pontos mais importantes em um planejamento de marketing e comunicação, afinal, é dessa maneira que novos consumidores serão conquistados e fidelizados. E, para se destacar, é importante pensar em estratégias criativas, como com o uso de brindes personalizados!
Oferecer brindes é um conceito utilizado há muito tempo por empresas que desejam demonstrar apreço e valorização aos seus consumidores e parceiros.
Seja com um brinde entregue após atendimento ou entregue em datas comemorativascomo forma de agradecimento pela parceria e confiança, brindes criativos podem fazer toda a diferença em um planejamento de marketing.
O uso de brindes na construção de marca: como funciona?
Trabalhar a construção de marca é investir na imagem que a marca tem, ou seja, como é transmitida e vista pelos consumidores e público geral.
O objetivo é construir a imagem da empresa que será lembrada pelos consumidores através de pilares como identidade, visibilidade e credibilidade.
Conectando os três pilares, são criadas conexões (conscientes e inconscientes) positivas, ou seja, o consumidor tem uma boa imagem da marca e a vê de maneira positiva, o que auxilia a elevar a relevância no mercado, potencializar a visibilidade e criar relacionamento com o cliente.
Os brindes são diferenciais excelentes para desenvolver a construção de marca de maneira criativa e estratégica, afinal, de maneira sutil e agradável o consumidor se sente querido e valorizado.
Automaticamente, o relacionamento e o contato se expandem e o consumidor passa a ver a empresa como amiga, com proximidade e, além disso, pode se tornar fiel, consumindo mais vezes e se tornando um porta voz, indicando para mais pessoas. São apenas benefícios!
3 dicas para oferecer brindes criativos
#1 Pense na utilidade e qualidade
Para que de fato seja utilizado e cumpra seu propósito, o brinde deve ser útil e de ótima qualidade!
Além disso, considere compreender bem o público final – seja consumidor, parceiro ou colaborador – para oferecer um brinde interessante e de acordo com os interesses de quem receberá.
Uma cafeteria, por exemplo, pode oferecer canecas, copos, moleskines, canetas e réguas, buscando conectar os valores e espírito do negócio. Com certeza faria sucesso!
Bônus: a mesma cafeteria poderia presentear os primeiros X clientes do dia, por exemplo, gerando surpresa e valorização. Ou, indo além, criar um sistema de presentar clientes que façam compras acima de X valor, de surpresa!
E, pensando em parceiros, são ótimos presentes para levar em reuniões, fechar acordos e surpreender, gerando um bom relacionamento. São diversas estratégias disponíveis!
#2 Personalize, seja criativo e se destaque
Muito além de oferecer brindes, é preciso oferecer brindes que se destaquem em meio ao mercado – e concorrentes.
É com a personalização que isso se torna possível! Assim, ao invés de presentear com um item genérico, o brinde se torna único, com a identidade visual da empresa e quaisquer detalhes que considere necessário, tais como dados de contato, frases divertidas e/ou motivacionais e assim por diante.
Além de agendas, cadernos personalizados e canetas, outros brindes criativos que podem ser personalizados são chaveiros, mouse pad, relógios e até mesmo taças – o que possibilita encaixar brindes em diversos orçamentos, já que existem muitas opções!
#3 Ofereça em diversas situações e estratégias
O uso de brindes como estratégia criativa se encaixa em diversas situações, tais como:
– clientes que visitam a loja/empresa;
– clientes que fazem compras virtualmente, no caso de lojas virtuais, e podem receber brindes como surpresa na entrega da compra;
– clientes de longa data, demonstrando valorização e desejo de continuidade da parceria (brindes em datas comemorativas fazem todo o sentido nessa estratégia!)
– parceiros e fornecedores, visando estabelecer bom relacionamento (o que facilita muito o dia a dia de trabalho!);
– eventos e feiras de negócios, a fim de divulgar a empresa;
– colaboradores, buscando manter e estimular a motivação.
Além de fortalecer o relacionamento e fidelizar clientes e parceiros, os brindes funcionam como uma divulgação espontânea, afinal, quem recebe passa a usar no dia a dia e, de certa maneira, transporta a imagem da empresa a diversos locais e assim chega a mais pessoas – possíveis clientes!
É muito importante trabalhar a construção de marca dessa maneira, já que acontece de maneira sutil e inconsciente, além de gerar solidez a marca que aparece no “off-line” além dos canais digitais – isso auxilia, e muito, com que a marca seja vista de maneira profissional e seja lembrada pelo público!
Contar com uma gráfica online especialista é o principal para oferecer brindes criativos, personalizados e de qualidade. Assim, a estratégia se torna ainda mais profissional e não tem erro. Não hesite em buscar uma gráfica parceira para colocar em prática ações estratégicas e potencializar ainda mais o seu negócio com o uso de brindes criativos!