Transformador: Qual é a função? Como funciona?

Entender o que é e qual a função de um transformador é o primeiro passo para garantir a aquisição do melhor equipamento para o seu projeto. Afinal, é necessário considerar uma série de fatores importantes na hora de selecionar um transformador adequado e que atenda às necessidades elétricas de um determinado sistema. A seguir, apresentamos detalhes importantes sobre o assunto. 

O que é um transformador de energia elétrica?

Os transformadores de energia elétrica nada mais são do que um dispositivo usado para aumentar ou reduzir a tensão elétrica por meio da indução eletromagnética. 

Assim sendo, um transformador pode ser aplicado em um sistema elétrico para equilibrar a tensão e a corrente elétrica, garantindo segurança, bom funcionamento e qualidade na energia distribuída.

Qual é a função do transformador?

De acordo com o que fora apontado logo acima, podemos dizer que um transformador tem como função elevar ou reduzir o valor da tensão elétrica e da corrente elétrica. Esse processo é muito importante para evitar sobrecargas e cargas abaixo do esperado, viabilizando a segurança não somente dos sistemas elétricos, como também dos equipamentos a eles conectados.

Para que você compreenda um pouco mais sobre a função desse equipamento, imagine uma situação na qual você adquire um eletrodoméstico com uma tensão de 110 V. No entanto, a tomada da sua casa possui uma tensão 220 V. Se você ligar a geladeira diretamente na tomada, o eletrodoméstico será danificado devido à tensão mais elevada.

Nesse caso, o ideal é usar um transformador para não danificar o equipamento, ligando-o no transformador e, só depois disso, conectando esse transformador à energia da casa.

Consequentemente, embora as tomadas da residência sejam de 220 V, o eletrodoméstico receberá uma tensão de 110 V.

Como funciona um transformador?

Um transformador, de maneira simplificada, pode ter o seu funcionamento compreendido a partir de suas características. 

Assim, é importante ter em mente que existem alguns componentes presentes em um transformador. São eles:

  • Peça de ferro com espiras condutoras em duas regiões distintas, que geral duas bobinas, nas quais há:
    • Uma bobina primária: Recebe a tensão a ser transformada.
    • Uma bobina secundária: Saída da tensão já transformada.

Durante a entrada e a saída da tensão nas bobinas supracitadas, ocorre a transformação da tensão no enrolamento primário que faz com que uma corrente, também alternada, surja. Esta percorrerá todo o enrolamento.

Por meio dessa corrente é estabelecido um campo magnético no núcleo do ferro, que passará por flutuações e terá uma variação no seu campo magnético, fazendo com que na segunda bobina surja uma tensão reduzida.

Sabemos que esse é um processo bastante complexo de ser explicado, porém, basicamente um “lado” do transformador receberá a corrente, transformando-a para enviá-la ao segundo “lado”. E assim a energia pode ser usada normalmente, sem sobrecargas ou faltas.

Se deseja saber mais sobre Transformador, conheça a Wise Transformadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis + seis =