Saúde

Quanto custa um Implante Dentário?

A resposta para a pergunta “quanto custa um implante dentário?” não é tão simples como se imagina. O custo do implante dentário pode variar consideravelmente dependendo de vários fatores que devem ser levantados ao avaliar o custo total do procedimento, pois cada caso é único e para cada paciente existe um planejamento individualizado. 

Existem diversos tipos de implantes dentários e vários tipos de próteses dentárias. 

Quais os fatores que determinam quanto custa um implante dentário?

Número de implantes necessários: O preço do implante dentário será influenciado pela quantidade de implantes (raízes) que você precisa. Se você está substituindo apenas um dente, o custo será menor em comparação com a substituição de múltiplos dentes ou uma arcada completa, o que aumenta proporcionalmente o custo. A quantidade de implantes necessários para restaurar os dentes perdidos é um dos fatores determinantes para descobrir o preço do tratamento. 

Tipo de prótese e quantidade necessária: A quantidade de próteses colocadas sobre os implantes e os custos podem variar bastante dependendo do caso e do material utilizado (resina ou porcelana). Em casos de perda múltipla de dentes ou ausência de todos os dentes em uma ou ambas as arcadas, é possível utilizar implantes dentários para suportar próteses fixas ou removíveis. Para esses casos, existe a Técnica All-On-4 que foi desenvolvida especialmente para usuários de dentaduras e próteses móveis, onde são instalados apenas 4 implantes dentários. Esse tratamento tem uma grande vantagem, pois diminui a quantidade de implantes, o tempo do procedimento e consequentemente o custo do tratamento com implantes dentários.

Complexidade do caso e necessidade de novos procedimentos: Em alguns casos, pode ser necessária a realização de procedimentos adicionais, como enxertos ósseos ou levantamento do seio maxilar, para garantir uma base sólida para os implantes. Esses procedimentos aumentam o custo total do tratamento. Também existe uma técnica que é possível ter dentes fixos sem enxertos ósseos, que além de ser menos traumático o custo do tratamento diminui muito.

Qualidade dos materiais utilizados: Existem diferentes tipos de implantes disponíveis no mercado, variando em termos de qualidade e preço. Na consulta de avaliação são apresentados todos os tipos de implantes, materiais e tecnologias para solucionar o seu caso. Os implantes importados (Marca Straumann) tem alta qualidade, cicatrização mais rápida e tendem a ter um preço mais elevado, porém, oferecem benefícios a longo prazo, como maior resistência e longevidade. Os implantes mais utilizados são os nacionais (Marca Neodent) que tem uma cicatrização um pouco mais demorada mas com a mesma eficiência e durabilidade do implante importado. É fundamental discutir com seu dentista todas as opções antes de definir o plano de tratamento.

Exames e estimativas prévias: Antes de realizar um implante dentário, é necessário fazer exames para determinar a condição da sua saúde bucal, a densidade óssea, a posição dos nervos e outras informações relevantes. Esses exames podem ter um custo adicional que deve ser considerado no orçamento total do tratamento. Eles são essenciais para garantir o sucesso do procedimento e a segurança do paciente.

Experiência do profissional: É importante consultar um dentista especializado em implantodontia para obter uma avaliação precisa e um orçamento detalhado para o seu caso específico e discutir todas as opções disponíveis. O que se deve levar em consideração nesse momento de escolha não é somente descobrir quanto custa um implante dentário, mas a credibilidade, segurança e experiência do profissional. 

Por que não divulgamos quanto custa um implante dentário?

  1. O Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia proíbe a divulgação de preços sem uma consulta presencial;
  2. Qualquer tipo de tratamento só pode ser indicado para o paciente após uma avaliação criteriosa e ao mesmo tempo é a melhor oportunidade para ouvir e conhecer os seus desejos e queixas.
  3. É de extrema importância antes de passar um planejamento detalhado saber se o paciente precisa ou não de enxerto ósseo, qual implante (nacional ou importado) escolhido, que tipo de prótese será usada, técnica utilizada na cirurgia, carga imediata ou não. Cada escolha é determinante para formar o custo do tratamento com implantes dentários.

Embora o preço do implante dentário possa parecer alto inicialmente, é importante considerar que os implantes são uma solução de longo prazo para a substituição de dentes perdidos, oferecendo benefícios estéticos, funcionais e de saúde bucal. A qualidade e o conforto que os implantes dentários proporcionaram fazem valer a pena o investimento no tratamento.

Nosso especialista Dr. Júlio César Mordhorst tem mais de 22 anos de experiência em Implantes e Próteses Dentárias e vai  ajudar você a recuperar o seu sorriso agora mesmo!
Ficou com dúvidas? Fale conosco através do whatsapp ou pelo telefone (47) 3338-1916. Será um prazer poder ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =