Manutenção Preventiva de Ar Condicionado: O que é? Qual a importância?

A manutenção preventiva do ar condicionado é fundamental para manter a integridade e o bom funcionamento do equipamento.

No caso de escritórios públicos e privados, a manutenção é obrigatória por lei. Neste caso, chama-se PMOC, que é o Plano de Manutenção, Operação e Controle.

Caso o estabelecimento não cumpra com a manutenção, terá que pagar uma multa em decorrência dessa infração.

O que é a manutenção preventiva de ar condicionado? 

A manutenção preventiva de ar condicionado é um procedimento que deve ser feito de maneira periódica. Por meio dele, o profissional habilitado poderá verificar se o equipamento está em bom estado ou se há a necessidade de alguma correção.

Além disso, é nessa manutenção que é feita a higienização do equipamento, tendo em vista que ele impacta diretamente na qualidade do ar do ambiente.

Por isso, investir nesse tipo de cuidado é garantir mais saúde, bem-estar, bom funcionamento do ar e, ainda, mais vida útil para o aparelho.

Manutenção Preventiva de Ar Condicionado
Manutenção Preventiva de Ar Condicionado

Qual a importância da manutenção preventiva de ar condicionado?

Como vimos acima, em algumas circunstâncias a manutenção é vista como obrigatória, uma vez que impacta na saúde e no bem-estar das pessoas.

Mas, além disso, a manutenção preventiva também pode desencadear uma série de benefícios. Conheça cada um deles e entenda por que é tão importante investir nesse processo:

1. Qualidade do ar

No decorrer deste conteúdo já apontamos esse fator importante: o ar que respiramos precisa ser de qualidade e, para isso, o ar condicionado precisa estar em bom funcionamento e sem sujidades.

Caso contrário, problemas de alergia ou demais complicações respiratórias podem aparecer. Por isso, manter a higienização em dia é fundamental.

2. Funcionamento do equipamento

Quem nunca se deparou com um ar condicionado que tinha problemas para resfriar o ambiente? Pois é!

Com a manutenção preventiva esse tipo de problema pode ser evitado, melhorando a qualidade do equipamento e trazendo ainda mais conforto para as pessoas que compartilham o mesmo espaço.

E vale ressaltar, ainda, que um equipamento que funciona adequadamente é capaz de diminuir o consumo de energia elétrica.

3. Vida útil do equipamento

Às vezes, alguns problemas são detectados de maneira precoce, o que permite o conserto imediato e efetivo. Esse tipo de situação impede que haja um maior desgaste do ar condicionado, o que pode aumentar a vida útil do mesmo.

Por isso, investir nessa manutenção é tão importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + 7 =