Gestão do tempo: Tudo o que você precisa saber para ter um dia mais produtivo

Quantas pessoas já desejaram que o dia tivesse mais de 24 horas para dar conta de fazer todas as suas atividades? Apesar de não poder aumentar as horas do dia, a gestão de tempo pode ser muito efetiva para conquistar uma rotina mais tranquila e eficiente.

Às vezes, a impressão é de muitos afazeres no cotidiano, o que, inclusive, exclui a possibilidade de fazer o que se gosta ou mesmo atividades para a saúde do corpo e da mente. 

Por isso, é necessário que os profissionais tenham uma boa gestão de tempo, para cumprir seus afazeres e cuidarem de si. 

A gestão de tempo, em seu conceito mais simples, é organizar a rotina de forma planejada para não causar uma bagunça, sobrecarga e desorganização da rotina. 

Geralmente, isso é feito com uma lista de atividades, tempo de previsão para executá-las e disciplina para não postergar.

Isso faz com que a cabeça funcione de forma organizada, não prejudicando cada atividade que está exercendo. 

A saúde mental também agradece muito à gestão de tempo, pois, com ela, a pessoa pode realizar seus afazeres do dia a dia sem estresse, de forma tranquila, saudável e focada. 

Pode parecer que não, mas com uma boa gestão de tempo, é possível realizar tais atividades e ainda descansar, algo que é fundamental para evitar o esgotamento e incapacidade de produção do dentista e de qualquer trabalhador. 

Inclusive, com uma boa gestão de tempo, esse profissional também pode realizar trabalhos com tratamentos e procedimentos em que é preciso ter um extremo cuidado, concentração e foco, como a colocação de um implante dental.

Com a gestão de tempo é possível garantir:

  • Mente descansada;
  • Atendimentos diários;
  • Tempo e atividades com qualidade;
  • Evita o estresse;
  • Regula a carga de trabalho.

Por isso, neste artigo, serão colocadas algumas dicas de como criar uma vida mais organizada, com um tempo adequado estabelecido para exercer as atividades e garantir o descanso para o dentista.

Planejamento do dia

O planejamento é a forma de pensar e organizar uma rotina adequada antecipadamente. Com isso, o dentista deve calcular em média o tempo que gasta para cada atividade, identificando quais e quantos atendimentos são possíveis no dia.

Isso porque, por exemplo, o tempo que se gasta com a colocação da lente de contato de dente é diferente do clareamento dental, pois são procedimentos de complexidades e formas de realização distintas. 

Afastar a procrastinação

Não adianta criar uma rotina baseada na gestão de tempo se as atividades não forem cumpridas adequadamente e no tempo estabelecido. 

Se por motivos de distração ou imprevistos, o profissional não se empenhar em determinada tarefa no momento em que planejou, todas as outras atividades serão afetadas e, com isso, o desgaste será maior.

Por isso, após planejar o dia com base na gestão de tempo, é preciso que o dentista tenha disciplina e cumpra com aquilo que planejou.

Além disso, é preciso considerar que tarefas urgentes e imprevistos podem acontecer. Assim, identificar quais são as tarefas mais importantes e separar daquilo que pode ser remanejado ou delegado é crucial.

Tempo de lazer

Passar um tempo com a família, amigos, ou consigo mesmo é necessário. É muito difícil fazer com que a mente relaxe e trabalhe adequadamente se há um nível constante de estresse.

Ou seja, é preciso criar alívios, como momentos de distração e descanso ao final do dia, seja uma leitura ou atividade mais ativa.

Assim, é fundamental colocar na gestão de tempo atividades de socialização e que geram sensação de felicidade e prazer. Isso afetará positivamente o dia, possibilitando que haja um maior nível de empenho e concentração nos demais dias.

Hierarquia

É importante que o dentista hierarquize o seu trabalho com as atividades mais importantes, que são os de maior urgência. Isso fará com que o profissional possa trabalhar nas tarefas com excelência.

Por exemplo, em uma clínica, caso uma pessoa entre e pergunte quanto custa um implante dentario, é importante que haja alguém disponível para atender esse possível paciente com agilidade e destacando os cuidados necessários, mesmo que essa pessoa seja o dentista.

No entanto, caso ele esteja em meio a um procedimento ortodôntico, a prioridade é finalizar aquele trabalho, visto que pode haver riscos de inflamações ao não concluir o tratamento.

Ou seja, além de identificar as prioridades e hierarquizar as atividades, é necessário ter uma equipe preparada para que as atividades sejam distribuídas, de modo que ninguém fique sobrecarregado e as operações sejam cumpridas.

Isso favorece o bom desenvolvimento das atividades no decorrer do dia e que em momentos de imprevistos ou de tomada de decisão haja um melhor direcionamento para isso.

Ferramentas

As ferramentas podem auxiliar na otimização da rotina e organização das tarefas. 

Imagine que o profissional está em meio a um procedimento e precisa responder um cliente. 

Para isso, softwares de tecnologia podem ser muito eficazes também, realizando os primeiros contatos e sanando dúvidas, principalmente online – ou demonstrando o tempo para retorno – para que a pessoa não fique muito tempo aguardando e nem o paciente em tratamento seja prejudicado.

Existem softwares que podem ter mensagens automáticas em casos de abordagens como essa.

Essas ferramentas também contribuem para a gestão de tempo, pois eles conseguem armazenar prontuários, organizar agenda e até fazer o agendamento de forma online, permitindo senha, impressão de arquivos e até o controle do tempo de espera.

Com esses softwares, o dentista consegue olhar com antecedência se sua agenda terá um procedimento complexo ou procedimentos como o clareamento dental com moldeira, de modo que seja possível organizar melhor a rotina.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

https://br.freepik.com/fotos-gratis/linda-empresaria-trabalhando-com-o-laptop-no-escritorio_1625212.htm#page=1&query=pessoa%20feliz%20trabalhando&position=1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 18 =