6 razões para contratar um firewall como serviço

O firewall ainda é um dos principais mecanismos de proteção para o ambiente de TI das empresas. Para as organizações que precisam contar com suas aplicações de modo ininterrupto e sem falhas, existe um atendimento ainda mais completo e eficiente: o firewall como serviço (FWaaS).

Saiba mais sobre a ferramenta e confira 6 motivos para contratar um firewall como serviço! 

O papel-chave do firewall nas empresas 

O firewall é um dispositivo de segurança que monitora o tráfego de entrada e saída da rede corporativa. Nesse sentido, o firewall (ou “parede de fogo”, na tradução) atua no estabelecimento de normas de segurança para o tráfego de dados, definindo o que pode ser enviado e o que pode ser recebido da web.

Papel-Chave do Firewall nas Empresas
Créditos: rawpixel.com

Na prática, os firewalls protegem computadores, servidores e redes locais contra as ciberameaças, permitindo detectar o vazamento de informações, monitorar links e bloquear aplicações específicas, além de promover mais agilidade e produtividade nas rotinas críticas para o negócio. 

Firewall como serviço (FWaaS): entenda o modelo de contratação

Essa categoria de oferta descreve os serviços que são fornecidos em um modelo de assinatura, no qual as empresas arcam com uma taxa mensal ou anual para a contratação – o que abrange também o apoio especializado do fornecedor. 

Nesse contexto, o firewall as a service ou outsourcing de firewall define a locação de todas as funções dessa solução atreladas ao gerenciamento e à manutenção da ferramenta. Dessa forma, além de usufruir dos recursos da tecnologia em si, as organizações também contam com a gestão especializada por parte do parceiro contratado, o que garante o nível adequado de segurança e “desafoga” a equipe interna de TI. 

6 razões para contratar um firewall como serviço

Alta disponibilidade

Mais do que nunca, as organizações exigem alta disponibilidade constante dos seus serviços. Para garantir que tudo funcione de maneira contínua, sem que as empresas precisem paralisar suas atividades e reduzir a performance, contar com o serviço completo de firewall faz toda a diferença, não limitando a solução apenas ao uso de um equipamento e determinados controles.

Garantia de segurança 

Razões para contratar o Firewall como serviço
Créditos: Jcomp

Os firewalls gerenciados como serviço incluem equipamentos de última geração em suas ofertas, disponibilizando recursos mais avançados de segurança. 

Tal modelo, vale lembrar, facilita o gerenciamento de logins e evita problemas de produtividade. Além disso, a solução assegura cuidados constantes de prevenção contra ciberataques e tentativas de invasão, que passam a ser uma responsabilidade do fornecedor. 

Monitoramento e suporte contínuos

O atendimento abrangente do firewall, incluindo monitoramento e suporte disponível em tempo integral, representa tranquilidade e a confiança de que, quando necessário, o serviço será prestado de modo imediato, sem paralisar as atividades da empresa em função de um longo tempo de espera para a atuação do suporte.

Inclusão de atualizações automáticas

Quem opta por um firewall como serviço também pode ter a garantia de que as atualizações serão automáticas e diárias, com execução em tempo real. Desse modo, seu negócio estará blindado contra essa vulnerabilidade crítica para ações cibercriminosas.  

Apoio de equipe especializada e qualificada

Ter um firewall como serviço também significa contar com uma equipe especializada em segurança da informação. Com isso, sua própria equipe de TI pode direcionar seus esforços para outros pontos estratégicos, diretamente ligados ao core business e ao desenvolvimento da organização.

Redução de custos

Se a empresa decide pela solução, está apta a fazer uma previsão assertiva em seu orçamento. Não há, ainda, a necessidade de investimentos em tecnologias específicas, atualizações e manutenções, uma vez que isso geralmente já está incluso no pacote de serviços. 

O firewall as a service também dispensa a aquisição do equipamento ou software, apresentando um custo-benefício muito melhor do que investir em profissionais especializados dentro do próprio time de TI. 

Conclusão 

É simples: todo negócio que faz uso de Internet deve contar com a proteção de um bom firewall. Sem esse cuidado primário, a companhia se torna vulnerável à invasão hackers e cibercriminosos. 

Diante desse cenário, a escolha de uma solução abrangente – que vá além dos simples recursos da tecnologia – é imprescindível para assegurar os corretos monitoramentos, configuração e atualização do firewall, trazendo diversos benefícios para a segurança empresarial. 

Esperamos que tenha esclarecido suas dúvidas sobre a atuação e os benefícios do firewall como serviço.

Conheça nossa solução completa de firewall gerenciado e garanta a continuidade e a proteção das operações do seu negócio! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis + oito =